Desencalhe de barco em Cidreira deverá levar até quatro dias

Trabalho ainda dependerá das condições do tempo

Barco ficou encalhado em Cidreira nessa quarta-feira | Foto: Comando Ambiental / Divulgação / CP

O desencalhe do barco preso no mar de Cidreira, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, deverá demorar de três a quatro dias. A informação foi repassada por integrantes da Marinha e confirmada pelo comandante da patrulha ambiental, capitão João César Verde Selva. Uma equipe de Rio Grande foi contratada para realizar o resgate da embarcação. A tarefa, porém, ainda dependerá das condições do tempo nos próximos dias.

Conforme a Marinha, a equipe contratada pelos donos do barco terá de avaliar o estado da embarcação e o material a ser utilizado no desencalhe. A partir daí, com os instrumentos corretos, o trabalho de retirada e liberação poderá ser feito.

Por conta da maré, o barco chegou a se mexer, mas não o suficiente para que o desencalhe seja considerado concluído. Nessa quarta-feira, no final da noite, o proprietário da embarcação e o mestre foram presos e encaminhados à Delegacia de Polícia de Cidreira. De acordo com a Patrulha Ambiental do Litoral Norte, eles foram detidos por pesca ilegal e obstrução da fiscalização. Eles foram definidos como fiéis depositários do barco e do pescado que pode ser encontrado na nau.

Logo após encalhar em Cidreira, três pescadores nadaram até a orla e o comandante da embarcação precisou ser retirado com o auxílio de um bote salva vidas. Eles foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).