Quinto dia de greve do magistério encerra com 1514 escolas paralisadas, segundo Cpers

Números informados pela Seduc divergem: 542 escolas em paralisação total e 500 fechadas parcialmente

Centenas de professores vinculados ao CPERS protestaram nesta terça-feira
Foto: Alina Souza/Correio do Povo

Novo balanço divulgado pelo Cpers Sindicato dá conta de que a greve de professores vinculados à entidade chegou ao quinto dia com adesão de 1514 escolas, de um total de 2,5 mil. Segundo o sindicato, são 768 instituições paralisadas de forma total e 746 parcial. Divergindo desses números, o governo estadual informou que a greve atinge 542 escolas, além de outras 500 com paralisação parcial.

A Secretaria da Educação disse ainda que o número é variável, já que em 60% delas há condições de funcionamento, com merenda e serviços gerais que se mantêm. O balanço compreende 2.225 escolas que responderam aos questionamentos da Pasta.

Paralisação de CREs

Ao menos três das 16 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) que foram bloqueadas, na manhã desta sexta-feira, permaneciam fechadas até o fim da tarde. Conforme a Seduc, não reabriram as CREs das cidades de Osório, no litoral norte, Santana do Livramento, na fronteira Oeste, e Canoas, na região Metropolitana.

Já o Cpers, que não soube informar o número de coordenadorias fechadas no turno da tarde, garantiu que, na maioria delas, nenhum funcionários trabalhou hoje.