Professores em greve bloqueiam Coordenadorias Regionais de Educação

Greve dos professores chega ao quinto dia com 1.505 escolas paralisadas, segundo o CPERS, e 650, segundo a Secretaria da Educação.

CPERS criticou desconto dos dias parados durante greve de professores | Foto: Guilherme Testa/CP Memória
CPERS criticou desconto dos dias parados durante greve de professores | Foto: Guilherme Testa/CP Memória

Ao menos 16 unidades das Coordenadorias Regionais de Educação foram bloqueadas na manhã desta sexta-feira. A ação faz parte da greve de professores vinculados ao CPERS Sindicato. De acordo com a entidade, as CREs fechadas ficam em Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Osório, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Rio Grande, São Leopoldo, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Pelotas, Sant’Ana do Livramento, Carazinho, Santa Maria, Cruz Alta e Caxias do Sul.

As coordenadorias são responsáveis pelas políticas de educação relacionadas as suas regiões, supervisionando e dando suporte às escolas da localidade. Os órgãos são vinculados ao governo do Estado. Ao todo, o Rio Grande do Sul tem 30 CREs. A Secretaria Estadual da Educação afirma que os coordenadores regionais estão recebendo professores e lideranças do CPERS para ouvir as demandas da categoria.

Adesão à greve

O CPERS afirma que, ao menos, 1.505 escolas tiveram atividades impactadas pelo movimento de greve. São 764 escolas totalmente paralisadas e 741 afetadas por adesão parcial. O governo do Estado diverge dos números apresentados pela categoria. Segundo a Secretaria da Educação, 650 colégios paralisaram as atividades. O Rio Grande do Sul totaliza 2.500 escolas na rede estadual.

* Atualizado às 10h35