Energia é desligada sem aviso prévio em casa de apoio a mulheres em Porto Alegre

Mirabal, que abriga vítimas de violência e crianças, sofre pedido de reintegração de posse

Foto: Casa de Referência da Mulher - Mulheres Mirabal / Facebook / Divulgação

A Casa de Referência Mulheres Mirabal teve a energia elétrica desligada, na tarde desta segunda-feira. O corte ocorreu sem qualquer aviso prévio ou explicação. Conforme integrantes do Movimento Olga Benário – que é responsável pelo acolhimento e abrigamento de mulheres vítimas de violência – não há diálogo com a Prefeitura, que reivindica a posse do prédio.

O imóvel, que pertenceu à Escola Estadual Benjamin Constant antes de ser cedido ao município, é ocupado pelo grupo desde 2018, na rua Souza Reis, na zona Norte de Porto Alegre.

“Estamos tentando diálogo e regularizar nossa situação com os entes públicos desde 2016, mas ainda sem sucesso”, informaram. As integrantes dizem estar buscando resolver a situação e advertem que há urgência para o retorno da energia, já que há crianças no espaço, uma delas com pneumonia.

Até o momento, o Poder Municipal informou não ter conhecimento sobre o corte de energia elétrica no local. Conforme integrantes do Movimento, a CEEE informou que o proprietário solicitou o desligamento da luz mas, até o momento, não há confirmação sobre de quem partiu o pedido.

Atualmente, segue tramitando no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) um pedido de reintegração de posse do imóvel. A Prefeitura tenta derrubar uma liminar que suspendeu a ordem de saída do Movimento do local.