Mutirão para reconhecimento de paternidade acontece hoje na Arena

Os pais também serão orientados sobre guarda, alimentos e convivência paterna

A Defensoria Pública do Estado realiza hoje um mutirão de reconhecimento de paternidade em Porto Alegre. O evento acontece na Arena, das 14h às 17h, e tem por objetivo regularizar as certidões de nascimento de menores de zero a 17 anos. Batizado de “Pai? Presente!”, o mutirão se dará nos mesmos moldes da força-tarefa realizado dia 20 de outubro.

No local, conforme a Defensoria, serão oferecidos serviços de orientação jurídica e educação em direitos referentes às crianças e aos adolescentes. Além disso, serão feitos encaminhamentos de exames de DNA extrajudicial gratuitos. Os pais também serão orientados sobre guarda, alimentos e convivência paterna.

Para receber atendimento, os pais ou responsáveis devem levar os documentos de identificação seus e das crianças. A Arena do Grêmio fica na Av. Padre Leopoldo Brentano, número 110, Bairro Humaitá, zona Norte da Capital.

Pai? Ausente

Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostram que mais de 5,5 milhões de crianças não têm o reconhecimento da paternidade na certidão de nascimento. Além disso, em 2015, o Brasil registrou mais de 1 milhão de famílias formadas por mães solo ou solteiras em um período de dez anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).