Governo detalha à base aliada na segunda-feira projetos de alteração nas carreiras e na Previdência estadual

Em uma segunda etapa, governador vai iniciar uma séria de reuniões com sindicatos das categorias do funcionalismo

Foto: Palácio Piratini / Divulgação / Reprodução

O governo gaúcho organiza uma imersão, na segunda-feira, das 9h às 16h, na sede da Procergs. No encontro, serão conhecidos os conteúdos dos projetos de alterações nas carreiras das categorias do funcionalismo e a proposta de alteração na previdência estadual.

Além do governador Eduardo Leite (PSDB) e do vice, Ranolfo Vieira Júnior (PTB), devem participar do encontro secretários e deputados da base aliada na Assembleia.

As propostas começaram a ser gestadas já no início da administração. No caso das alterações nas carreiras, o mapeamento detalhado das centenas de legislações em vigência foi conduzido pela secretária do Planejamento, Leany Lemos. A secretaria da Fazenda, comandada por Marco Aurélio Santos Cardoso, também participou dos trabalhos, desde o início.

A partir do conhecimento de integrantes da base aliada sobre os textos, o governador vai iniciar uma séria de reuniões com sindicatos das categorias do funcionalismo. Leite afirmou que está disposto ao diálogo, mas reconhece que a pauta é complexa.

Vencidas as duas fases de apresentação – para aliados e sindicatos -, os projetos serão encaminhados ao Legislativo. A definição sobre o pedido de regime de urgência, prerrogativa do Executivo que limita a tramitação a no máximo 30 dias, vai ser tomada a partir das conversas com os parlamentares.

Leite também sabe que o momento político é delicado, em função dos sucessivos atrasos salariais e do congelamento inclusive da reposição inflacionária, que completa cinco anos, mas aposta no respaldo das urnas e que se esvai com o passar do tempo. “Os projetos precisam ser encarados no primeiro ano de governo. E serão. Não é questão de ambiente político”, disse o tucano em entrevista ao programa Esfera Pública, durante a semana.