Quase 40 anos depois, aeromóvel do Gasômetro é removido

Com capacidade de comportar 300 pessoas, o aeromóvel não tem condições de operar atualmente

Construído em 1982, o aeromóvel localizado no Gasômetro, em Porto Alegre, foi removido na manhã desta quarta-feira. O veículo de alumínio está obsoleto e foi alvo de vandalismo ao longo dos anos. Com capacidade de comportar 300 pessoas, ele não tem condições de operar atualmente.

De acordo com Marcus Coester, CEO da Brasil Aeromóvel, o sistema foi construído com propósito de desenvolvimento tecnológico e científico, e isso foi cumprido na época. Agora, eles buscam a revitalização da linha voltada ao turismo.

“O aeromóvel foi um enorme salto na época. Estamos buscando uma forma sustentável economicamente de operar a linha como é hoje, de 1km. Quando o aeromóvel foi construído, aqui era uma área remota da cidade. Com a Orla, virou um cartão postal. Precisamos usar a estrutura como alternativa de transporte. Remover a construção, hoje, seria um transtorno.”.

A empresa mantém conversa com a Prefeitura para revitalizar o espaço. Mas, depende de diversas questões burocráticas. Segundo o Secretário Municipal de Parcerias Estratégicas, Thiago Ribeiro, a Brasil Aeromóvel alega que ela é a responsável pelo espaço, então poderia seguir administrando e assumir a revitalização. No entanto, a Procuradoria Geral do Município (PGM) analisa a situação. Em um cenário de outra empresa manifestar interesse, deve-se optar por licitação. Mas, ainda não há definições sobre essas questões no momento.

Conforme Coester, a estrutura do local está sendo reavaliada, mas aparenta estar em perfeitas condições. Ele garante que a intenção de remover o aeromóvel estava na pauta há alguns anos, mas por questões técnicas, foi realizada agora.