Acampamento Farroupilha termina com público acima da expectativa em Porto Alegre

Desmontagem dos galpões e limpeza da área do Parque da Harmonia devem ser feitas entre amanhã e o dia 30

acampamento farroupilha
Foto: Ricardo Giusti/CP

O Acampamento Farroupilha 2019 termina hoje, depois de 15 dias de festa no Parque da Harmonia, em Porto Alegre. O último fim de semana do inverno, com tempo aberto, leva milhares de pessoas a visitar os mais de 350 piquetes.

Impressionado com a movimentação de público no Parque desde o feriado do dia 20, o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairo Callegaro, afirmou que a expectativa da organização do evento é superar o público de 2018, que chegou a 1 milhão de visitantes. A desmontagem dos galpões e a limpeza da área do Parque da Harmonia devem ser feitas entre amanhã e o dia 30.

Patrono do Acampamento Farroupilha 2019, o tradicionalista Giovani Tubino elogiou a coragem dos homens e mulheres que fizeram a estrutura funcionar no Parque da Harmonia. O tema dos Festejos em 2019 era “Vida e Obra de Paixão Côrtes”, historiador e folclorista falecido aos 91 anos, em 2018.

Concessão

O secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Thiago Ribeiro, esteve no Parque para conversar com representantes de entidades. Ele buscou entender o funcionamento ideal do complexo e aprimorar um projeto que deve ser levado a consulta pública até o fim do ano.

A equipe da Secretaria trabalha com a ideia de conceder o espaço a fim de tornar o Parque uma alternativa para a realização de eventos durante o ano todo. O projeto vai buscar manter a tradição do Acampamento Farroupilha, em setembro, criando um pólo turístico, aliado à revitalização da orla do Guaíba.