Confira cinco séries atuais que retratam relacionamentos abusivos

Histórias abordam situações de abuso psicológico e até físico de mulheres

Confira cinco séries atuais que retratam relacionamentos abusivos | Foto: Reprodução Netflix
Confira cinco séries atuais que retratam relacionamentos abusivos | Foto: Reprodução Netflix

Um relacionamento abusivo, costuma demonstrar pequenos sinais desde o início. Muitas vezes esses sinais não são percebidos, ou são ignorados. Essa situação torna a relação um verdadeiro terror para a vítima. Porém, existem algumas séries abordando o tema. Eles levam para a telinha situações preocupantes de abuso psicológico e até físico com personagens mulheres. As produções servem de alerta, mas não podem ser parâmetro para identificar possíveis situações. Confira uma seleção de séries, feitas pelo Bella+, do Correio do Povo, que tratam dessa temática.

Big Little Lies

Todos acham que Celeste, interpretada pela poderosa Nicole Kidman em Big Little Lies, tem um relacionamento perfeito com seu marido em ‘Big Little Lies’, da HBO. Contudo, vive um verdadeiro terror em casa. Celeste se sente a causadora da ira do marido e merecedora de sua violência – o que é completamente errado, mas retrata muito do que acontece na realidade.

You

Essa série da Netflix traz a visão do abusador, mostrando suas “razões” e “justificativas” para controlar e abusar de Guinevere Beck, uma estudante de letras pela qual ele se apaixona. As redes sociais são o principal meio em que Joe, interpretado por Penn Badgley, utiliza para saber absolutamente tudo sobre a menina. Além de descobrir sobre sua vida, ele cria situações para que eles se aproximem, afastando-a das pessoas de seu convívio.

Jessica Jones

Vinda do universo Marvel, Jessica Jones, interpretada por Krysten Ritter, tem como seu maior ponto fraco o relacionamento com Killgrave. Demonstrado na série como um poder do personagem, ele controla a mente de Jessica, fazendo com que ela faça tudo o que deseja. Contudo, por muitas vezes, o abuso psicológico está presente e de maneiras que, no início, mal percebe-se, mas com o passar do tempo se torna um legítimo terror para a vítima.

Divulgação./

The Handmaid’s Tale

Em The Handmaid’s Tale, a HBO traz uma distopia em que mulheres se tornam totalmente submissas aos homens após uma guerra civil. São diversas histórias de relacionamentos abusivos em uma sociedade machista e patriarcal. O destaque é para o do comandante Fred e sua esposa Serena. A personagem é uma mulher que antes da guerra era empoderada e agora vive de maneira submissa ao marido. Ela é usada como referência para a tal objetificação das mulheres na sociedade em que vivem. A série já teve sua quarta temporada confirmada.

Dirty John

Série produzida pela Netflix, ‘Dirty John’ é baseada em acontecimentos reais. Eric Bana interpreta John, um homem repleto de mentiras para contar para Debra, mulher com quem, em dois meses de relacionamento, se casa. O personagem é apresentado como um homem carismático. Contudo, com o desenrolar da trama, começa a se tornar suspeito e perturbador. Debra, interpretada por Connie Britton, é uma mulher que acredita no melhor das pessoas. Ele acaba adquirindo um poder sobre ela, com abusos psicológicos.