This Is Us: uma série para ver e se emocionar

Conheça a história da família Pearson

This Is Us
Divulgação.

Terminei de assistir as quatro temporadas de This Is Us, ontem. Em menos de 15 dias, vi os 72 episódios da produção. Há anos uma série longa não me prendia e cativava de tal maneira.

This Is Us teve sua quarta temporada encerrada em março deste ano, e foi renovada para quinta. No entanto, com a pandemia de Coronavírus, não há notícias sobre retorno de gravações. 

Fazia tempo que eu ouvi falar da produção, mas adiava por preguiça. As três primeiras temporadas estão disponíveis na Amazon Prime Video, o que facilitou bastante. 

Quem costuma ler minhas dicas e críticas sabe, eu tenho uma teoria para spoiler.  Não existe spoiler de temporadas antigas de séries ainda em exibição, não existe spoiler de histórias baseadas em fatos reais e não existe spoiler de episódios que envolvem grandes acontecimentos. Porém, mesmo que This Is Us tenha começado em 2016, resolvi não dar spoiler porque o melhor da série é a surpresa. Todos os fatos completamente inesperados e histórias que achamos que desvendamos fazem parte da narrativa emocionante da série. Então, só vou falar da magia da produção. 

This Is Us

De uma maneira prática, This Is Us é uma série sobre a vida e o cotidiano. Ao longo da narrativa, vamos acompanhar a família Pearson: os pais, Jack e Rebecca e os três filhos, Randall, Kate e Kevin.

A produção mostra presente e passado, o que nos ajuda a entender a dinâmica e os traumas que cada personagem carrega. Depois, a partir da terceira temporada, começamos a ver cenas do futuro. A abordagem sempre enigmática faz o espectador pensar o que aconteceu para que chegassem naquele ponto. 

Fora o presente, a narrativa do passado não é linear. Em certos momentos veremos o começo do relacionamento de Jack e Rebecca, depois os filhos adolescentes e no episódio seguinte podemos retornar para infância das crianças. Pode parecer meio aleatório, mas eu juro que faz todo sentido. 

Cada personagem carrega uma carga emocional intensa. Além disso, os Pearson compartilham um grande trauma familiar, que dá o tom do drama da série em vários momentos. 

Os 40 minutos de cada episódio sempre são emocionantes, com diálogos precisos e pontuais. This Is Us aborda com delicadeza temas como racismo, gordofobia e vícios. Os laços familiares e o contorno de conflitos são sempre a prioridade dos personagens.

Acho que a palavra que mais poderia descrever a produção é delicadeza. This Is Us tem uma delicadeza tocante, de alcançar o coração. Eu gostaria de expor todos os momentos que a série quase me fez chorar (sou dura na queda, pessoal). No entanto, deixarei aqui os meus três episódios preferidos. Quem sabe vocês não lembram quando assistirem? São eles: 4×14, 2×15 e 2×14, na minha ordem de preferência. 

Para não me alongar ainda mais, peço que pesquisem audiência, elenco e premiações de This Is Us. Eu prometo, vale a pena.