Série “You” e um alerta para os relacionamentos abusivos

Produção já é a mais maratonada na Netflix neste começo de ano

Divulgação./

A série You já é a mais maratonada na Netflix neste começo de ano. Com uma temporada, dez episódios de cerca de 45 minutos, You explora o universo da tecnologia, a maneira com que as pessoas se expõem nas redes, mas principalmente, You aborda a sociopatia e os relacionamentos abusivos.

A narrativa conta a história de Joe, um sociopata stalker que trabalha em uma livraria de Nova York e se apaixona pela aspirante a escritora Guinevere Beck. Ao assistir a série, é importante não romantizar Joe.

Logo no primeiro episódio vemos que Joe se interessa por Beck logo de cara, como se fosse amor a primeira vista. Ele descobre alguns jeitos de saber mais sobre a vida da jovem escritora. Vasculhando suas redes sociais, chega até seu endereço e a espiona pela janela. Na sequência, começa a segui-la, até um encontro que parece ocasional, acontecer.

Joe rouba o celular de Back para ficar monitorando suas conversas quando ela troca de aparelho. Quando estão juntos, Joe parece o homem perfeito: atencioso, bondoso, querido e que faz tudo por ela. Mas a realidade se mostra perversa quando ele persegue Benji, um outro jovem com quem Beck mantinha relações.

Divulgação./Instagram./

Ele também começa a minar a relação de Beck com uma de suas amigas, Peach. A jovem amiga rica não é flor que se cheire, mas seria uma decisão da Beck terminar, ou não, com aquela amizade. Tudo que Joe faz é justificável, na sua cabeça, como o melhor para Beck.

Em um determinado ponto da série, o casal termina. Joe conhece outra mulher, a relação parece ser um pouco mais saudável. Mas, ao ver o novo casal feliz, Beck se arrepende de ter terminado e passa a investir de novo em Joe. Não demora muito e ele termina o atual namoro para voltar com sua paixão doentia.

Joe faz de tudo para que Beck dependa dele. Da mesma maneira que ele a incentiva a escrever seus poemas e virar uma escritora, ele deixa claro que ela só será reconhecida por causa dele. Ele acredita que Beck precisa de alguém que cuide dela, que arrume sua vida.

O espectador fica o tempo todo pensando como aquela história vai terminar. Joe teve um relacionamento anterior com uma jovem chamada Candence, que ninguém sabe onde está ou consegue contatar, o que torna um fim de relacionamento potencialmente perigoso.

Como não poderia deixar de ser, Beck descobre as verdades sobre Joe, meio sem querer. Perplexa, ela tenta achar uma maneira de sair dessa situação. Mas, sem spoiler, não será nada fácil.

A produção foi renovada para uma segunda temporada. O lançamento é esperado para o final de 2019.