Porto Alegre contará com cercamento eletrônico em todas as entradas e saídas da cidade

Contrato prevê instalação de 261 câmeras em seis meses

Foto: Joel Vargas/Arquivo PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre assinou, na manhã desta quinta-feira, contrato com a empresa que será responsável pela instalação e manutenção de novas câmeras que irão proporcionar um cercamento eletrônico em todas as entradas e saídas da cidade. Nos próximos seis meses serão instaladas 261 câmeras em pontos estratégicos. O contrato com a empresa Digitaltec Comércio e Prestação de Serviços LTDA prevê investimento de R$ 7.852.004,28 com garantia de dois anos.

Somente nos 20 acessos possíveis de entrada e saída de Porto Alegre serão instaladas 72 câmeras. Ao todo, 186 pistas serão monitoradas, o que amplia em 70% a visualização das vias internas da cidade. Também estão sendo adquiridos 75 kits de videomonitoramento com câmeras de alta definição e com capacidade de captura de faces para reconhecimento facial.

Conforme o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., o monitoramento será executado pela prefeitura em conjunto com os órgãos de segurança. “A Procempa desenvolveu o sistema de reconhecimento de placas em uma parceria com todos os órgãos de segurança, Detran e a Procergs. A gente tem acesso às placas para que a gente possa fazer com essas informações a distribuição para todos os órgãos. A Procempa também desenvolve o sistema de reconhecimento facial que será implementado nas câmeras para que a gente possa distribuir entre os órgãos de segurança essa informação”, afirma.

A expectativa é que através dos novos equipamentos, mais de 850 mil veículos possam ser monitorados por dia e mais de 5 milhões de placas acompanhadas ao mês. Segundo dados do Executivo, o índice de recuperação de veículos que são roubados ou furtados vem aumentando com o uso do vídeomonitoramento na cidade. Entre os meses de maio e dezembro do ano passado, 275 veículos que estavam em ocorrência de furto/roubo, que passaram pelo cercamento eletrônico, foram recuperados. Nos primeiros sete meses deste ano, 301 veículos já foram recuperados.

O secretário de Segurança de Porto Alegre, Rafão Oliveira, acredita na diminuição significativa dos índices de criminalidade em Porto Alegre com o uso da tecnologia. “A partir da assinatura desse contrato vamos fazer o cercamento externo das entradas e saídas de Porto Alegre. Isso vai fazer com que nós identifiquemos os veículos roubados e furtados que entram e saem da nossa cidade. E através de câmeras de reconhecimento facial vamos identificar criminosos que estão cometendo crimes dentro da nossa cidade e que entram na nossa cidade. Estamos demonstrando que segurança é uma prioridade e nós vamos decididamente mostrar para o criminoso e aqui vai o recado: Porto Alegre não será um bom local para você se instale e cometa seus crimes. Nós estamos te monitorando e vamos te pegar”, ressalta o secretário.