“Educação não é caridade”, sustenta Obama, em palestra no Brasil

Ex-presidente dos EUA participou de evento de tecnologia em São Paulo

Reprodução Instagram/ @barackobama

O ex-presidente dos Estados Unidos Brack Obama veio ao Brasil para participar, hoje, do evento Vtex Day, voltado para o mercado de tecnologia e inovação. Em palestra para um auditório com mais de 10 mil pessoas e mais 5 mil assistindo por transmissão em telões, em São Paulo, Obama falou sobre novas tecnologias, cenário econômico e educação.

“Educação não é caridade, não é um favor aos pobres. Se você investe em educação, está dando oportunidades e fazendo seu mercado mais rico e as suas empresas mais bem sucedidas”, afirmou.

Obama ainda se mostrou otimista sobre o futuro no mercado de trabalho. “As máquinas vão fazer os trabalhos repetitivos, mas só as pessoas podem pensar e inspirar. Por isso temos que motivar os jovens a serem criativos. Os países que fizerem isso da melhor forma serão os mais bem sucedidos”, garantiu.

O ex-presidente deu o exemplo da China, que desenvolveu um programa de educação que forma milhares de matemáticos, cientistas e engenheiros por ano.

Além disso, o ex-chefe da Casa Branca criticou a corrupção. “Se há corrupção, não vai haver um bom mercado. Para isso é preciso ter lei, transparência, prestações de contas, infraestrutura, investimento em escolas, tudo isso gera bons negócios”.

Diversidade

Obama, que se tornou o primeiro presidente negro dos EUA, também destacou a importância da diversidade em locais de poder e decisão. “Eu sabia que tomaria boas decisões se tivesse pessoas na minha equipe com quem eu discordasse. A presença de mulheres é fundamental”, afirmou. “Se houver apenas homens que pensam da mesma forma, as lideranças acabam perdendo informações”, concluiu.

Ele argumentou que o sucesso depende das oportunidades — muitas vezes desiguais — e dos talentos de cada pessoa. “O mesmo acontece com o Brasil. Se você não inclui os negros e as mulheres, você está deixando talentos para trás”, disse.

Sustentabilidade

Obama demonstrou preocupação com o futuro do planeta, chamando atenção para a proteção do meio ambiente. “Nós precisamos crescer e ter sustentabilidade. Não adianta ter uma realidade virtual perfeita e a realidade verdadeira devastada”.

Combate às desigualdades

Para Obama, o atual modelo social pode estar à beira de um esgotamento. “Quando você alcança uma certa estabilidade financeira (casas, filhos e emprego), mais dinheiro do que o necessário para manter isso não vai te deixar mais feliz”, alegou. Ele defendeu que os mais ricos, que sequer conseguem gastar todo o dinheiro que possuem, “reprojetem a mente” e usem o poder de influência para ajudar e incentivar outras pessoas.

Por fim, confessou: “o que me faz feliz é sentar com as minhas filhas e rirmos juntos. Ou sair de mãos dadas com a Michele”.

Evento
O Vtex Day, na 7ª edição, ocorre nos dias 30 e 31 de maio. Cerca de 15 mil participantes devem passar pelo pavilhão da São Paulo Expo, na capital paulista, para acompanhar palestras e workshops voltados para o mercado de tecnologia.

A feira reúne profissionais de grandes empresas para discutir transformações digitais e inovação. A programação conta mais de 100 palestrantes confirmados e com a apresentação de mais de 50 cases de empresas nacionais e de fora do Brasil.