Elza Soares recebe título de doutora Honoris Causa pela Ufrgs, neste domingo

É a primeira vez que uma artista negra ligada à música popular ganha essa distinção no Brasil

Foto: Patricia Lino/Divulgação

A cantora e compositora Elza Soares recebe, no domingo, dia 26, o título de doutora Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). É a primeira vez que uma artista negra ligada à música popular ganha essa distinção no Brasil. Somente Maria Bethânia recebeu o título pela Universidade Federal da Bahia, em 2016.

“A ideia de homenagear a Elza tem a ver, sobretudo, com o povo que ela representa, que ainda está bastante alijado dos direitos e das possibilidades. Elza é uma mulher negra, uma mulher que foi pobre, que teve uma série de dificuldades. E tudo isso, em alguma medida, está na sua obra, na sua música, no seu modo de ser num país racista e bastante elitista”, explicou a professora do Instituto de Artes do curso de Teatro, Celina Nunes Alcântara.

A sessão de entrega da distinção acontece no Salão de Atos da Universidade, às 20h. Após a entrega, Elza participa do projeto Coisas Essenciais da Vida, com o músico e escritor José Miguel Wisnik. Os dois vão conversar sobre arte e música e darão depoimentos sobre o que, para eles, é essencial atualmente. Por fim, a cantora autografa a biografia, Elza, escrita pelo jornalista Zeca Camargo.

Em um vídeo divulgado pela instituição, a cantora agradeceu a homenagem. “É uma alegria muito grande receber essa homenagem grandiosa no Rio Grande do Sul. Muito obrigada! Eu não tenho como agradecer vocês. Só muito obrigada!”, disse Elza.

Título

A proposta de entregar a Elza o título de doutora Honoris Causa partiu do Instituto de Artes da Ufrgs e do Departamento de Difusão Cultural. A homenagem, na noite deste domingo, já teve ingressos esgotados para o público.

Sobre Elza Soares

Com 35 álbuns gravados, além de compactos e coletâneas, e mais de 60 anos de carreira, Elza Soares é uma das maiores personalidades da história da música popular brasileira. Eleita a Melhor Cantora do Milênio pela BBC de Londres em 1999, ela teve trabalhos aclamados pelo público e pela crítica.

Um dos discos mais recentes, A mulher do fim do mundo (2015), recebeu o Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira e o prêmio de Melhor Álbum pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA).