A um dia do fim do prazo, 2/3 dos inscritos ainda não pagaram taxa do Enem

Exame registrou 6.384.957 inscritos para a edição de 2019

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Até o fim da manhã de hoje, cerca de um terço (35,94%) dos participantes pagantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, teve o recebimento da taxa confirmado pelo banco, segundo o Ministério da Educação (MEC). O prazo para quitar o valor, de R$ 85, termina amanhã. O pagamento pode ser feito em agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o processo “está dentro do previsto”.

O exame registrou um total de 6.384.957 inscritos para a edição de 2019. O número final de participantes confirmados sai no dia 28. A inscrição é confirmada apenas após o pagamento.

Quem teve direito à isenção do pagamento da taxa e concluiu a inscrição no prazo já garantiu a participação no exame.

Orientações
Segundo o Inep, os participantes devem ficar atentos às regras de pagamento do banco. Dependendo da instituição, a oficialização do pagamento ao Inep pode levar até três dias úteis. Só depois desse prazo é feita a atualização da situação da inscrição na Página do Participante.

No caso de pagamentos agendados, a confirmação da inscrição não é imediata. Além de aguardar a data programada, também é preciso considerar o prazo de compensação. O Inep adverte sobre a importância de os participantes conferirem e garantirem que a conta bancária tenha saldo para quitação do pagamento na data do agendamento.

Enem 2019
As provas do Enem 2019 serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro.

Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem, por exemplo, para se inscrever em programas de acesso à educação superior como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni) ou de financiamento estudantil.