A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) promove, neste sábado, a 17ª edição do evento Ufrgs Portas Abertas, que proporciona a estudantes e à comunidade o contato com as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela instituição. Para atingir um público maior e mais jovem, o núcleo de comunicação da universidade brincou, em redes sociais, incluindo, em uma peça de divulgação, a palavra “balbúrdia”, usada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, quando anunciou o contingenciamento de 30% em verbas não obrigatórias das instituições federais de ensino.
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Posted by UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul on Thursday, May 16, 2019
A postagem que, no Facebook da universidade, já ganhou duas mil curtidas e mais de três mil compartilhamentos, é uma forma de acróstico em que as primeiras letras da palavra “balbúrdia” expõem, em sentido vertical, as atividades a serem demonstradas durante o evento.
A vice-secretária de comunicação da Ufrgs, Édina Rocha, explica que o objetivo era chamar a atenção do público-alvo. “Precisamos falar a linguagem deles. Nosso público-alvo são os adolescentes, que estão saindo do ensino médio. Eles estão sempre muito conectados (à Internet) e deu pra perceber de funcionou, né?”, considera.
Édina lembra que o Ufrgs Portas Abertas é um evento que quer mostrar o que é produzido dentro da universidade. “Queremos mostrar o tamanho que temos e o por que somos reconhecidos, há dois anos consecutivos, como a melhor universidade federal do país. Se somos, é porque balbúrdia não fazemos”, completa.
O evento, a partir das 9h, já registra a inscrição de 200 escolas e 7,2 mil estudantes. Entre público, estudantes, professores e funcionários, a ação espera movimentar mais de 12,5 pessoas. Conforme os organizadores 1.271 atividades vão ser realizadas, em todos os campi, durante todo o dia.
Em 2018, foram oferecidas 1.095 atividades e, em 2017, 957.
A programação pode ser conferida pelo site da universidade.