Odebrecht admite corrupção em obras de aeroportos da Infraero

De acordo com o acordo de leniência, 19 empresas participaram do conluio

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) firmou nessa quarta-feira acordo de leniência com a Odebrecht em que a empreiteira denuncia cartéis em obras de aeroportos administrados pela Infraero, incluindo Congonhas e Guarulhos (SP). De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, o acordo se deu no âmbito da Operação Lava Jato.

De acordo com a Odebrecht, 19 empresas participaram do conluio, combinando resultados de licitações para dividir lotes de obras de ampliação e modernização. Entre os terminais citados, os de Santos Dumont (RJ), Macaé (RJ), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Macapá (AP) e Vitória (ES).

Em troca da colaboração, a Odebrecht deve se livrar de pagar qualquer valor ao Cade. Já as outras empresas condenadas no processo poderão pagar multa de até 20% do faturamento. Procurada, a empresa não quis se pronunciar.

Ainda de acordo com o Estadão, no fim do ano, o Cade fechou 16 termos de compromisso nos quais as principais construtoras investigadas pela Lava Jato pagaram R$ 900 milhões e se comprometeram a colaborar com as investigações, elevando para R$ 1,2 bilhão o valor pago por essas empresas ao conselho até agora.