Feriado de Páscoa deve levar 75 mil veículos ao litoral pela FreeWay

Expectativa é de que movimento maior ocorra no fim da tarde de quinta e na manhã de sexta

A CCR ViaSul estima que aproximadamente 75 mil veículos utilizem a FreeWay (BR-290, entre Porto Alegre e Osório) em direção ao litoral, no feriado de Páscoa. Na quinta-feira, a previsão é de que 42 mil veículos passem pela praça de pedágio de Santo Antônio da Patrulha rumo à praia. Já na sexta, a expectativa é de que outros 23 mil façam o mesmo deslocamento, sendo que o movimento maior é esperado pela manhã. No sábado, mais 10 mil devem seguir para o litoral.

A fim de evitar o acúmulo de veículos em um mesmo período, a concessionária recomenda que os usuários programem a viagem e evitem os períodos entre 17h e 22h da quinta e entre 7h e 13h da sexta. Para o retorno, no domingo, a orientação é para que a viagem em direção à Capital e região Metropolitana seja feita até as 14h.

Uso do acostamento e operação papa fila

Para colaborar com a fluidez, a CCR ViaSul, em ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal, pode, se necessário, utilizar o acostamento como faixa adicional. No caminho para o litoral, isso pode acontecer entre o km 74 (Gravataí) e o 1,5 (acesso à Estrada do Mar- Osório) e no retorno da praia, do km 1,5 até o 74.

Para isso, o usuário deve ficar atento à sinalização indicando acostamento liberado: por meio de piscantes do km 74 ao 59 (ida) e 1,5 ao km 26 (volta) e placas dispostas em cavaletes posicionadas junto à rodovia do km 59 ao 1,5 (ida) e do km 26 ao 74 (volta).

Essa operação ocorreu, pela primeira vez, durante o feriado de Carnaval. A concessionária reforça, ainda, que a velocidade máxima permitida no acostamento é de 70 km/h.

Além disso, para agilizar a passagem de veículos pelas praças de pedágio de Gravataí e Santo Antônio da Patrulha, a CCR ViaSUl pode colocar em prática a operação papa fila, que consiste na cobrança antecipada da tarifa.