Em busca de inovações para Capital, Pacto Alegre é lançado com a participação de mais de 70 entidades

Projeto foi apresentado nesta manhã na sede da Associação Comercial de Porto Alegre

Foto: Cesar Lopes/PMPA

Com a participação de 75 entidades representativas de diferentes setores, a Prefeitura de Porto Alegre lançou nesta terça-feira o Pacto Alegre. O projeto que vai contar com representantes de universidades, entidades públicas e privadas visa estabelecer ações de transformações e inovações para a Capital gaúcha.

A iniciativa, lançada no aniversário de 247 anos de Porto Alegre, contará com a mobilização de integrantes da PUCRS, Ufrgs e Unisinos, por exemplo. A mediação da primeira mesa de debates contou com a participação do consultor espanhol Josep Piqué, que atuará como mentor e facilitador do Pacto Alegre, contribuindo com sua experiência na transformação de Medellín (Colômbia) e Barcelona (Espanha).

Para o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr o grande diferencial do Pacto Alegre será a união dos agentes envolvidos para buscar soluções para o município. “O grande diferencial é a união dos agentes envolvidos para buscar desafios que sejam comuns. Acho que atingindo isso hoje, instalar a mesa e definir os desafios comuns, é um gigantesco passo para que possamos buscar os projetos e os desafios que vão superar e encaminhar soluções”, afirma.

A intenção do encontro é assegurar o compromisso dos envolvidos na realização de atividades que possam gerar empregos e elevar a qualidade de vida dos porto-alegrenses. Nos debates também serão discutidos projetos e prioridades para transformar a cidade em referência internacional no que diz respeito ao modelo de colaboração e inovação.