Surto de doença fecha escolas de Educação Infantil em Piratini

Suspensão das aulas se estende até a próxima terça-feira

As escolas de Educação Infantil da cidade de Piratini, na metade Sul, foram fechadas por causa de um surto de uma doença conhecida como mão-pé-boca. Segundo a secretária de Educação do município, Francilene de Ávila Madruga, até a manhã de ontem foram contabilizadas 70 crianças com os sintomas da doença. A suspensão das aulas se estende até a próxima terça-feira.

A secretária explicou que a medida busca evitar novos casos e que, na segunda-feira, as escolas serão higienizadas para receber os alunos de volta no dia seguinte. A rede escolar municipal de Educação Infantil de Piratini atende 500 crianças em cinco instituições.

A doença mão-pé-boca (HFMD, sigla em inglês) é contagiosa e os principais sintomas são febre alta, manchas vermelhas na boca, amídalas e faringe e pequenas bolhas nas palmas das mãos e nas plantas dos pés. Pode acometer adultos, mas é mais comum em crianças de até cinco anos de idade. Não existe vacina contra a doença.

Na maior parte dos casos, o tratamento é sintomático com antitérmicos e anti-inflamatórios, com o uso de medicamentos antivirais em casos mais graves. O ideal é que o paciente permaneça em repouso, tome bastante líquido e alimente-se bem, apesar da dor de garganta.