Ponte do Guaíba: mutirão de audiências de conciliação são retomadas nesta segunda

Mais de 100 processos devem ser discutidos até a próxima sexta-feira

Sentido em direção ao Sul do RS foi liberado na Nova ponte do Guaíba, na última quinta-feira,10 | Foto: Guilherme Testa / CP

O quarto mutirão de conciliação envolvendo as ações de desapropriação de moradores da Ilha dos Marinheiros será retomado nesta segunda-feira. Os encontros na 26ª Vara da Justiça Federal, em Porto Alegre, seguirão até a próxima sexta-feira, dia 22. O objetivo é dar encaminhamento à retirada de famílias que vivem no entorno das obras da segunda ponte do Guaíba.

As novas rodadas de negociação envolverão 115 processos de moradores e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit). A maioria das famílias está optando pela solução de reassentamento via compra assistida. Nessa modalidade, os moradores da ilha podem adquirir um imóvel de seu interesse. A previsão é de que o processo de compra assistida esteja concluído ainda no primeiro semestre desse ano (2019), considerando que a previsão de conclusão das obras da ponte é no segundo semestre.

Mais de 300 processos encerrados

Até o momento já foram realizados três mutirões judiciais de conciliação, entre outubro e dezembro de 2018. Segundo a Justiça Federal, 306 processos foram encerrados e para 37 casos foi designada nova data de negociação.

Andamento das obras da ponte

Os trabalhos da nova ponte do Guaíba começaram em outubro de 2014 ainda no governo da ex-presidente da República, Dilma Rousseff. A previsão inicial era de que a estrutura fosse concluída em setembro de 2017. No entanto, a execução dos trabalhos pela construtora Queiroz Galvão começou a apresentar problemas devido ao atraso no repasse dos recursos financeiros pelo governo federal no final de 2015. Atualmente a construção da segunda ponte do Guaíba possui 82% de conclusão. Com 28 metros de largura nos vãos principais, a pista contará com duas faixas de rolamento com acostamento e refúgio central. O Dnit prevê que 50 mil veículos utilizem a nova ponte diariamente.