Prefeitura de Novo Hamburgo decreta situação de emergência por causa da chuva

Estima-se que 10 mil pessoas foram atingidas, sendo a maior parte delas vítimas de enxurradas e alagamentos

Quadra da Avenida Sete de Setembro, entre as avenidas Pedro Adams Filho e Primeiro de Março, está totalmente interrompido por conta de uma cratera | Foto: Stephany Sander / Especial / CP

A Prefeitura de Novo Hamburgo decretou situação de emergência em razão das consequências da forte chuva que atingiu a região do Vale do Sinos na noite da última sexta-feira. Estima-se que 10 mil pessoas foram afetadas, sendo a maior parte delas, vítimas de enxurradas e alagamentos. O decreto foi assinado neste sábado.

Junto a representantes da Defesa Civil da região e do Estado, a prefeita Fátima Daudt comunicou sobre o decreto. “Avaliamos os prejuízos e as ações que foram feitas e que ainda precisam ser aplicadas, estamos aptos a decretar emergência para amenizar as consequências dos estragos causados pela chuva”, diz a prefeita.

“Por meio do Decreto de Emergência é criada uma situação jurídica especial na cidade que permite à população afetada receber auxílio do Município, Estado e União. Com o decreto, é facilitado o envio de ajuda humanitária aos atingidos, para minimizar os efeitos do desastre”, completa o coordenador da Defesa Civil de Novo Hamburgo, tenente Claudiomiro da Fonseca.

Os bairros mais prejudicados foram Industrial, Ideal, Canudos, Santo Afonso e Rondônia.