Com horário de verão, RGE economizou energia para atender 2 mil casas em um ano

A redução estimada foi de 0,14% no consumo de energia

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil / CP

A distribuidora RGE, que atende 381 municípios gaúchos em sua área de concessão, divulgou balanço referente ao horário de verão 2018/2019. Conforme a concessionária, o período proporcionou uma economia de 4.584 MWh, ou seja, volume suficiente para abastecer 2 mil residências por um ano.

O horário especial entrou em vigor em 4 de novembro e termina neste final de semana, à meia noite deste sábado, dia 16. Neste período de 105 dias, a RGE estima uma redução de 0,14% no consumo de energia. O volume seria suficiente para abastecer uma cidade do porte de Caxias do Sul por um dia, ou Montenegro por quatro dias, por exemplo.

Considerando as quatro distribuidoras do Grupo CPFL, da qual a RGE faz parte, a redução no consumo de energia elétrica durante o período foi de 64,7 mil MWh. Esse volume, alcançado nas 679 cidades que fazem parte da área de atuação das distribuidoras em São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais, seria suficiente para abastecer 27 mil residências por um ano.

De acordo com o diretor de Distribuição da CPFL Energia, Thiago Freire Guth, os resultados mostram que a adoção do horário de verão é capaz de melhorar o aproveitamento da luz natural e de reduzir o consumo de energia elétrica, especialmente a demanda no horário de pico, das 18h às 21 horas.

Procurada, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) informou que vai aguardar os dados oficiais do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para divulgar qualquer informação sobre o assunto.