Intervenção na Escola Municipal Grande Oriente vai até metade de março

Objetivo da intervenção é garantir o cumprimento do calendário escolar após greve no ano passado

Escola Municipal Grande Oriente

O secretário municipal de Educação de Porto Alegre, professor Adriano Naves de Brito, confirmou que a intervenção na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Grande Oriente, localizada no bairro Rubem Berta, segue até a segunda quinzena de março. O secretário concedeu entrevista ao programa Guaíba News, da Rádio Guaíba, na tarde desta terça-feira.

A intervenção na escola ocorre devido à necessidade de manter a instituição em funcionamento durante o período de férias escolares, a fim de integralizar o calendário de 200 dias letivos, além de garantir a apuração dos fatos que levaram a pasta a adotar a medida, em 14 de janeiro. Naquela data, uma vistoria realizada por uma equipe técnica da Secretaria identificou ameaça à conclusão do ano letivo de 2018 para os 1.161 alunos da escola.

De acordo com o secretário Naves de Brito, o diretor e as duas vice-diretoras da escola foram suspensos das funções. Isso porque havia alunos que já tinham sido liberados pelos professores, mesmo faltando mais de um mês para o término das aulas.

Segundo a Smed, desde o início da intervenção, a comissão organizou documentos e promoveu melhorias no espaço da escola, como limpeza e pintura de áreas externas. Uma equipe do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizou capina e recolheu entulho.