Empresas já podem adotar monumentos em espaços públicos de Porto Alegre

Interessados devem encaminhar propostas à SMC, indicando o monumento, os serviços, a estimativa de valores, o período de adoção e sugestão de contrapartida

Foto: Jefferson Bernardes / Arquivo PMPA

Empresas interessadas já podem adotar monumentos em espaços públicos, como parques urbanos, praças e outros logradouros de Porto Alegre. A Prefeitura regulamentou a possibilidade, em vigor desde o início de fevereiro. Podem ser adotados estruturas e objetos de valor cultural, artístico e histórico, como bustos, estátuas, placas comemorativas e obras de arte.

O convênio fica em vigor por, no mínimo, um ano e, no máximo, cinco. Cabe à Secretaria Municipal da Cultura (SMC) indicar os monumentos passíveis de adoção, receber as propostas e firmar e fiscalizar a execução, os termos de adoção e de doação.

Uma comissão, que vai contar, ainda, com representantes das Secretarias Municipais do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) e de Serviços Urbanos (SMSUrb), fica responsável pela análise e aprovação dos pedidos de adoção.

As empresas interessadas em adotar monumentos devem encaminhar propostas à SMC, indicando o monumento, os serviços, a estimativa de valores, o período de adoção e sugestão de contrapartida.