Aos 89 anos, completados em outubro, faleceu na madrugada de hoje o jornalista Benito Giusti. Ele estava internado no Hospital Santa Rita no complexo Santa Casa de Misericórdia, no Centro Histórico de Porto Alegre.
Benito iniciou sua trajetória na Caldas Júnior, em 1949, atuando como revisor na Folha da Tarde. Até 1982, ano em que se aposentou, passou pela reportagem, foi editor geral, editor chefe e diretor de redação. Foi jornalista no Estado e Secretaria de Saúde, além de assessor na Assembleia Legislativa. Retornou à Caldas Júnior em 1986, por seis meses, quando foi convidado por Renato Ribeiro para fazer parte da equipe do Correio do Povo.
Benito era viúvo de Iltamar Testa de Giusti e deixa cinco filhos, cinco netos e três bisnetos. Entre os filhos está o fotógrafo do Correio do Povo, João Ricardo Testa de Giusti, que seguiu os passos do pai – sua maior inspiração – no jornalismo. Ricardo sempre estava presente na redação da Folha da Tarde, acompanhando Benito. Em 1986 começou a trabalhar no Correio do Povo, onde atualmente é editor de Fotografia.
O velório de Benito ocorre desde as 8h deste sábado, no Cemitério da Santa Casa, Capela 6. O sepultamento será às 17h. “Aqueles que desejarem se despedir do pai, eu os aguardo lá”, diz Ricardo.