Edital para relógios de rua na Capital fica para o ano que vem

Expectativa é de que os equipamentos passem a operar, finalmente, no ano que vem. Antigos foram desligados em 2015

A Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas (SMPE) confirmou, hoje, que o edital para a instalação dos relógios de rua de Porto Alegre vai ficar para o ano que vem. De acordo com a Prefeitura, era preciso aprovar o projeto alterando as regras para o mobiliário urbano antes de dar andamento à licitação, já que havia interferência direta sobre os relógios de rua. Com a pauta apreciada e aprovada por unanimidade no último dia 12, o caminho para a demanda dos relógios fica liberado.

Agora, a secretaria deve aguardar 2019 para lançar o edital, já que existe o risco de que as empresas eventualmente interessadas pelo projeto não apresentem propostas devido ao recesso de verão.

A expectativa é de que os novos equipamentos passem a operar, finalmente, no ano que vem. Ainda em outubro, a Prefeitura finalizou um processo em que coletou sugestões para a futura instalação das estruturas, apontamento que serão levados em consideração na elaboração do edital.

A empresa que vencer o certame deve ficar responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos, e em contrapartida pode explorar comercialmente os espaços, obedecendo a nova lei do mobiliário urbano.

Os relógios antigos, que exibiam o horário e a temperatura, foram desligados ainda em 2015. Antes da consulta pública, a Prefeitura tinha planos de instalar 168 relógios eletrônicos digitais, desde o Lami até a Ilha da Pintada. A ideia também era acoplar câmeras de monitoramento nas estruturas, além de aparelhos de wifi e de medição da radiação ultravioleta e painéis para veiculação de informações de interesse público, como campanhas de vacinação.