Primeiro relatório da Fepam lista 12 pontos impróprios para banho no RS

Projeto Balneabilidade segue até 1º de março e contempla 94 pontos em 44 cidades

Movimento será intenso nos hotéis do Litoral Norte gaúcho. Foto: André Ávila/CP

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou hoje o primeiro relatório do Projeto Balneabilidade para o verão 2018/19. Na primeira análise, 12 dos 94 pontos monitorados foram considerados impróprios para banho. No total, 44 municípios gaúchos terão as praias de mar ou águas internas analisadas semanalmente pelo órgão.

Além disso, um aplicativo para Android e iOS, desenvolvido em parceria da Procergs e do Corpo de Bombeiros, é a novidade para ajudar os veranistas sobre as condições dos balneários gaúchos. O app detalha, ainda, as bandeiras de segurança, a qualidade da água e a previsão do tempo. Além disso, seguem mantidas as placas com o indicativo semanal da situação das águas em cada ponto analisado.

Primeiro relatório

Os pontos considerados impróprios para banho no primeiro relatório estão concentrados em águas interiores. Estão na lista a Praia de Passo Real, em Dom Pedrito; Balneário Distrito de Ernesto Alves, em Santiago; Balneário Nova Palma, em Nova Palma; Praia Nova, em Cachoeira do Sul, Balneário de Mata, em Mata, e seis pontos da Praia do Laranjal (Pontal da Barra, Valverde – Trapiche, Santo Antônio Rua Bagé e Restaurante, Balneário dos Prazeres e Colônia Z-3), em Pelotas.

Projeto Balneabilidade

Neste verão, o projeto vai durar 16 semanas, acompanhando balneários nos municípios do Litoral Norte, Médio e Sul, Lagoa dos Patos e das Regiões Hidrográficas do Guaíba e do Uruguai. As coletas e análises são feitas pela Fepam, Corsan e Sanep e os resultados serão divulgados sempre às sextas-feiras, até 1º de março de 2019.

Quando o local fica impróprio

Conforme a Fepam, “são impróprias para banho as águas cujos resultados de uma ou mais das últimas cinco de amostras coletadas no mesmo local constatar mais de mil coliformes termotolerantes ou mais de 800 escherichia coli por cem mililitros, ou ainda, quando o valor obtido na última amostra for superior a 2,5 mil coliformes termotolerantes ou 2 mil escherichia coli por cem mililitros.”