DMLU lança pregão para que só uma empresa comande transbordo e transporte de resíduos na Capital

Atualmente três empresas fazem o serviço; mudança vai gerar corte de custos para a Prefeitura

Imagem: Arquivo CP

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), lançou, nesta quinta-feira, um pregão eletrônico que unifica a prestação de serviços de gerenciamento do transbordo e transporte de lixo urbano em Porto Alegre. O prazo de duração do contrato é de 12 meses renováveis por até 60, a contar da ordem de início do serviço. De acordo com a Central de Licitações da Secretaria Municipal da Fazenda, o processo ocorre em 19 de dezembro. O valor máximo da contratação é definido pelo custo unitário por tonelada, de R$ 47,95. A quantidade estimada de resíduos transladados em Porto Alegre é de quase 44 mil toneladas por mês.

O secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário explicou, em entrevista à Rádio Guaíba, que há hoje três empresas diferentes atuando em separado para que que o lixo chegue ao aterro de Minas do Leão. Ele cita que a Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro registra problemas recorrentes, como dificuldade de acesso, alagamentos e destelhamento, sem contar as dificuldades com as empresas que fornecem o maquinário necessário para a prestação do serviço. De acordo com Rosário, a meta é permitir uma logística mais eficiente, com redução de custos, a partir de uma estrutura administrativa unificada, que também faça a gestão desse maquinário e da manutenção predial. O controle e a fiscalização da operação seguem a cargo do DMLU.

Conforme o secretário, a população não vai notar diferença quanto aos caminhões que já recolhem o lixo orgânico e seletivo. Ouça a entrevista: