Sul gaúcho vai ter sinal analógico desligado nesta quarta

Na região, percentual da população com sinal digital atingiu 90%

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

O sinal analógico de TV vai ser desligado na região Sul do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, informou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), um dos integrantes do Grupo de Implantação da TV Digital (Gired), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). O grupo decidiu ainda começar o desligamento também no interior do Rio, São Paulo e Oeste do Paraná, processo que vai até o dia 12 de dezembro.

De acordo com a Anatel, as localidades atingiram o percentual mínimo de 90% dos domicílios aptos a receber o sinal digital de TV. De acordo com pesquisa encomendada pelo Gired, no Sul do Rio Grande do Sul, o percentual da população com sinal digital atingiu 90%; no oeste do Paraná, o percentual atingido é de 92%.

Já no interior de São Paulo, o percentual é de 89% e no interior do Rio de Janeiro, de 87%. Por isso, nesses estados o desligamento segue um período mais prolongado.

Com o desligamento do sinal analógico, a Anatel libera a faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta. Essa frequência vai ser usada para ampliar o serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G) no Brasil.

Beneficiários de programas sociais do governo federal (como o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida e o Tarifa Social de Energia Elétrica) podem retirar um kit gratuito (com antena e conversor). Eles devem agendar a retirada no site Seja Digital ou, se preferir, ligar para o telefone 147. Cerca de 280 mil kits devem ser distribuídos até o fim de novembro.