Funcionários que sofreram intoxicação em Santa Maria recebem alta

Após inspeção, prédio vai receber limpeza para as eleições de domingo

Os funcionários foram retirados do edifício ontem | Foto: Renato Oliveira / Especial / CP

Os doze trabalhadores que permaneciam hospitalizadas em virtude de uma intoxicação decorrente de um trabalho de dedetização no prédio da antiga reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) receberam alta médica, nesta sexta-feira. As vítimas foram atendidas no Hospital Universitário e no Pronto-Atendimento Municipal. O prédio fica localizado no centro da cidade e abriga, entre outros, o curso de Odontologia, Direito e um Restaurante Universitário.

Peritos da Policia Federal, com técnicos do Setor de Vigilância Ambiental e Saúde, após inspeção, liberaram o prédio para limpeza. O trabalho ocorre neste sábado, já que no domingo o espaço recebe seções eleitorais para o segundo turno das eleições. O delegado da Policia Federal Getúlio de Vargas coordena o inquérito aberto para apurar os responsáveis pelo fato.

Dedetização causou mal estar

Cerca de 20 funcionários de uma empresa terceirizada não foram avisados sobre uma dedetização agendada previamente para o prédio da Antiga Reitoria da UFSM. Eles entraram no espaço e começaram a passar mal, com vômitos, náuseas e desmaio. Ambulâncias do SAMU e o Corpo de Bombeiros foram acionados para atuar no socorro aos trabalhadores, que foram levados a hospitais da cidade.

Amostras do produto utilizado na ação foram coletadas para exame. A empresa responsável pela dedetização anunciou que uma sindicância interna vai investigar o caso.