Com rodoviários em greve, ônibus não circulam em Novo Hamburgo nesta sexta

De acordo com sindicato, paralisação pode se estender por dias

Foto: Renata Arteiro / Prefeitura de Novo Hamburgo / Divulgação / Arquivo

Os rodoviários de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, entraram em greve nesta sexta-feira. Com isso, nenhum ônibus está circulando na cidade, apesar da liminar obtida pela prefeitura que determinava a circulação de 50% da frota nos horários de pico e 30% nos demais horários.  A Viação Feitoria, que faz a linha do bairro rural de Lomba Grande até o Centro, funciona normalmente.

Segundo o presidente do Sindicato da categoria, Lauri Finotti, a entidade já foi notificada sobre o descumprimento da liminar, que estipula multa de R$ 10 mil por dia. Finotti salienta que a paralisação não tem prazo determinado, podendo se estender por dias, caso não haja negociação com as empresas de ônibus.

Uma das motivações da greve é o dissídio da categoria. Na tarde de ontem foi realizada uma audiência de conciliação entre os representantes do Sindicato e das empresas, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª Região, mas não houve acordo.

A frota de Novo Hamburgo conta com 160 ônibus, conforme o sindicalista. Cerca de 40 mil usuários estão sendo impactados pela greve da categoria.