Municipários decidem se manter em greve em Porto Alegre

Decisão se deu por unanimidade em assembleia do Simpa

Foto: Laura Gross

Centenas de servidores municipais de Porto Alegre decidiram por unanimidade, em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira, pela manutenção da greve, que completou nove dias hoje. A próxima assembleia só ocorre agora na terça-feira, às 14h. Dessa forma, a tendência é de que a paralisação continue até a semana que vem.

Na manhã desta quarta-feira, os servidores voltaram a protestar contra o prefeito Nelson Marchezan Júnior e a favor de reposição salarial. Um grupo de 200 servidores, das áreas da saúde, da educação, da Fasc e dos departamentos municipais de Água e Esgoto (Dmae) e de Limpeza Urbana (DMLU), se concentrou em frente ao Paço Municipal, pedindo a saída do prefeito.

A caminhada ocorreu horas após a desocupação do prédio da Prefeitura, na noite de ontem. A diretora-geral do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), Luciane Pereira, disse que o prefeito impediu secretários e integrantes do governo de negociar com a categoria, “o que mostra o autoritarismo e a intransigência do chefe do Executivo municipal”.

Os servidores municipais querem reajuste de salários com a reposição da inflação pelo IPCA integral (período de maio de 2016 a abril de 2018 no percentual de 6,85%), perdas históricas na ordem de 8,85%, melhoria das condições de trabalho com valorização e capacitação dos recursos humanos e reposição de quadros funcionais, além da rediscussão de projetos em tramitação na Câmara de Vereadores.