EPTC instala seis bolsões para reduzir acidentes com moto na Capital

Veja o cronograma

Porto Alegre, RS - 13/07/2018

A fim de reduzir acidentes com moto na Capital, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) começou a delimitar bolsões em seis cruzamentos da cidade. No espaço,  o motociclista espera, à frente de outros veículos, a abertura do sinal.

O cronograma de pintura e sinalização, que teve início ontem, vai até o dia 20. Foram escolhidos para receber os bolsões os cruzamentos da Bento Gonçalves com a Antônio de Carvalho, da Protásio com a Antônio de Carvalho, da Farrapos com a Cairu, da Goethe com a Mostardeiro, da Independência com a Garibaldi e da Cavalhada com a Eduardo Prado.

A seleção dos locais se baseou em critérios, como a existência de câmeras de monitoramento, ausência de ciclovia, ciclofaixa, faixa preferencial para ônibus ou faixa reversível, volume de veículos, área de acumulação disponível, índice de acidentes com motos, geometria e ausência de recapeamento asfáltico recente.

O uso experimental do espaço para motos é autorizado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Em Porto Alegre, após uma solicitação do Sindicato dos Motociclistas Profissionais (Sindimoto/RS), a Câmara de Vereadores promulgou, no ano passado, a lei do vereador Cassio Trogildo, que cria bolsões de proteção para motocicletas e bicicletas em vias com semáforo.

Implementada na Espanha, inicialmente nas cidades de Madri e Barcelona, e no Brasil, após a autorização do Contran, em São Paulo, Brasília e outros municípios, a medida resultou na diminuição de acidentes e atropelamentos envolvendo moto.

Mesmo que as motos representem apenas 11% (94 mil) da frota de veículos cadastrados na Capital (835 mil), entre 2013 e 2017 os motociclistas se envolveram em 40% dos óbitos no trânsito. Foram 550 vítimas fatais em cinco anos, sendo 220 casos relacionados a motos. No primeiro semestre de 2018, entre as 42 mortes no trânsito, 22 casos estiveram relacionados a motos: 15 condutores, um carona e seis pedestres vítimas de atropelamento.

Veja o cronograma:

Cruzamento Instalação da sinalização Acidentes com motos Feridos em acidentes com motos
Av. Bento Gonçalves x Av. Antônio de Carvalho 16 e 17/07 28 17
Av. Protásio Alves x Av. Antônio de Carvalho 13/07 38 21
Av. Farrapos x Av. Cairu 23 e 24/07 20 5
Av. Goethe x Av. Mostardeiro 18 e 19/07 23 10
Av. Independência x Rua Garibaldi 20/07 7 1
Av. Cavalhada x Av. Eduardo Prado 12/07 4 1