Metroviários cancelam paralisação na Trensurb agendada para amanhã

Uma nova reunião foi marcada para o próximo dia 25 de maio

Foto: Divulgação

Os metroviários do Rio Grande do Sul decidiram na manhã desta segunda-feira, dia 21, cancelar a paralisação das composições da Trensurb agendada para amanhã. A mudança nos planos da categoria se deu após nova reunião de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª na manhã de hoje. Representantes da Trensurb e do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexas do RS (Sindimetrô) acertaram uma nova reunião para o próximo dia 25, quando seguirão com as tratativas em andamento referentes ao dissídio e outras divergências trabalhistas.

O Sindimetrô ressalta que a categoria está sem reajuste há dois anos, mesmo com decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinando o pagamento integral do dissídio trabalhista referente ao ano de 2017. A categoria exige o pagamento integral desses valores, corrigidos pelo IPCA de 2018, enquanto a empresa quer pagar apenas 60% do total devido, com reajuste pelo INPC. Sobre o dissídio de 2018 não há qualquer definição, já que o reajuste não pode ser apreciado sem a decisão final sobre o aumento do ano anterior.

Hoje, a empresa ofereceu reajuste de 4,05%, mesmo índice de 2017, sem o pagamento retroativo do acordo coletivo firmado no ano passado. No encontro, também foram discutidas cláusulas sociais que serão analisadas pela direção do Sindicato.
A empresa é composta por 1,1 mil trabalhadores das áreas operacional, administrativa e manutenção. O sistema transporta 180 mil passageiros por dia entre Porto Alegre e Novo Hamburgo.