INSS fecha agências dos bairros Azenha e Petrópolis, em Porto Alegre

Requerimentos agendados e cumprimento de exigências de segurados serão atendidos só até 15 de junho

Duas agências do INSS encerraram atividades em Porto Alegre | Foto: Mauro Schaefer/CP

Os porto-alegrenses não serão mais atendidos em duas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): Azenha e Petrópolis. Ambas, localizadas na Erico Veríssimo e na Protásio Alves, respectivamente, encerraram as atividades nesta segunda. O fechamento, confirmado pela gerência-executiva Porto Alegre, ocorreu por determinação da direção-geral do órgão, por motivos de “economicidade”, pois os dois prédios exigiam pagamento de aluguel.

Conforme consta em comunicados afixados nos prédios, os requerimentos agendados e o cumprimento de exigências de segurados, nos dos locais, serão atendidos só até 15 de junho. Após, o segurado deve agendar pela Central 135 a transferência do benefício para a agência que preferir.

Natália Medeiros Rodrigues, 77 anos, mora ao lado da unidade Petrópolis e disse que o movimento no local sempre foi grande. “Conseguia observar as filas da minha janela e o atendimento era muito bom, uma pena que estejam fechando”, lamentou. Segundo ela, a informação foi uma surpresa pois, apesar do comunicado na porta da agência, não houve nenhum aviso prévio, por exemplo, através da imprensa. “Não adianta colocar um bilhete na porta, assim a pessoa perde a viagem e só fica sabendo que não pode ser atendida quando chega ao local”, salientou.

Quem chegou a um dos pontos, em busca de atendimento, se deparou com uma listagem das demais agências disponíveis em Porto Alegre: Centro, na Travessa Mário Cinco Paus, 20; Norte, na rua Três de Abril, 90; Sul, na estrada Vila Maria, 265 e Partenon, na avenida Bento Gonçalves, 867. Os segurados também podem transferir o benefício ou buscar atendimento na Região Metropolitana: em Viamão, na rua Crescêncio de Andrade, 33, e em Alvorada, na avenida Maringá, 1201.

Para quem era atendido na Azenha, a melhor opção para transferência é a Partenon, que fica a 1,7 km de distância. No caso de segurados que eram atendidos na Petrópolis, a agência disponível mais próxima é a Norte, a 3,3 km de distância.