Estado quer implementar número único para chamadas de emergência até o final do ano

Região Metropolitana, Serra e Hortênsias serão as primeiras a receber o serviço

Serviços de bombeiros, polícia, trânsito e saúde deverão ser acionados a partir do mesmo número - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

O governo do Estado anunciou nesta semana que pretende implementar um sistema unificado para chamadas de emergência no Rio Grande do Sul ainda em 2018. A região Metropolitana deve ser primeira a receber a facilidade, seguida pela Serra e Região das Hortênsias. A novidade visa dar mais agilidade e precisão no uso dos serviços de emergência para a população em geral e para turistas.

Bombeiros, polícia, trânsito e saúde deverão ser acionados a partir do mesmo número, que ainda não foi escolhido. Inicialmente, os números habituais seguirão operando, e um sistema informatizado vai redirecionar a ligação conforme a demanda. A ação faz parte dos chamados “eixos estratégicos” do Sistema de Segurança Integrada com Municípios (SIM RS), da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

A proposta é pioneira no país e se assemelha aos procedimentos adotados nos Estados Unidos, por exemplo, onde todo o país aciona a emergência através do número 911. O tenente-coronel Alexandre Aragon afirma que a unificação vai proporcionar mais agilidade do encaminhamento das equipes aos locais das ocorrências. “A população acaba ligando para vários números, o que resulta no deslocamento de diversas equipes para o mesmo lugar, sem necessidade”, ponderou.