Boate Kiss: projeto vencedor de concurso para Memorial às Vítimas vai ser conhecido na terça

O concurso nacional para a construção do Memorial às Vítimas da boate Kiss entra na reta final a partir desta quinta-feira. O processo de julgamento das 121 propostas entregues envolve cinco sessões, entre amanhã e sábado, com a estimativa de que a vencedora seja conhecida na manhã de terça-feira, dia 10. Já a premiação e a apresentação do projeto foram marcados para 24 de abril. O incêndio na casa noturna matou 242 pessoas e feriu mais de 600, em janeiro de 2013.
“Foram entregues 121 propostas das 133 inscritas, o que significa mais de 90% de adesão. Para nós da organização, é mais um motivo de alegria e sucesso. Agora, entraremos na fase de julgamento, em que serão escolhidos os cinco melhores projetos (…) Temos certeza que Santa Maria vai sair ganhando e os familiares e sobreviventes receberão uma homenagem significativa”, destacou o coordenador do concurso, o arquiteto Tiago Holzmann da Silva.
Os cinco jurados – arquitetos e urbanistas – vão analisar os projetos sem conhecer a identificação do autor. Em seguida, o processo passa à comissão de classificação, com 11 integrantes, que vai atuar em nome dos familiares das vítimas e da comunidade de Santa Maria. Cabe a esse grupo, a partir da seleção técnica dos cinco finalistas, analisar os trabalhos e determinar a classificação, do primeiro ao quinto colocado.
Lançado em 27 de janeiro, o concurso é organizado  pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) e promovido pela Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria, do Escritório das Nações Unidas de Serviços de Projetos e das três faculdades de Arquitetura e Urbanismo da cidade.
Comissão julgadora (arquitetos)
Mariano Martin Orlando (ARG);
Cêça Guimarães (RJ);
João Diniz (MG);
Carlos Eduardo Mesquita Pedone (RS);
Estevan Barin (RS);
Suplentes: Ana Paula Nogueira e Luis Guilherme Aita Pippi.
Comissão de classificação
Cinco familiares representantes da AVTSM:
Flavio José da Silva;
Paulo Tadeu Nunes Carvalho;
Jacqueline Malezan;
Sergio da Silva;
Adherbal Alves Ferreira;
Seis representantes da comunidade:
Jornalista Marcelo Canellas;
Presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Rodrigo Décimo;
Reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Afonso Burmann;
Cineasta Luiz Alberto Cassol;
Historiador Júlio Ricardo Quevedo Santos;
Jornalista Claudemir Pereira.