Após vendaval, Taquaruçu do Sul assina decreto de emergência nesta segunda

Feira do Peixe da cidade foi cancelada por conta do vendaval.

Feira do Peixe foi cancelada após morte de homem causada em queda de estrutura. Foto: Marcos Silva / Folha do Noroeste / Especial CP
Feira do Peixe foi cancelada após morte de homem causada em queda de estrutura. Foto: Marcos Silva / Folha do Noroeste / Especial CP

O prefeito de Taquaruçu do Sul, Valmir Luiz Menegat, confirmou que vai assinar, até o final da tarde desta segunda-feira, decreto de emergência, em razão do vendaval que atingiu a cidade no Norte do Estado, no último sábado. Um homem que trabalhava na segurança da Feira do Peixe, que ocorria na praça central do município, morreu após o desabamento da estrutura. Outras duas pessoas ficaram feridas no incidente.
Menegat decretou luto de três dias em decorrência da morte do segurança. “A gente decretou luto por três dias e a gente vai fazer um decreto de situação de emergência no dia de hoje. A parte externa da feira destruiu tudo. Não sobrou nada. Nosso maior sentimento é a perda de um segurança que estava no evento que aconteceu essa tragédia. Estamos tomando as providências e, até o final do dia, estaremos com o decreto pronto”, afirma.
No final da tarde do último sábado, um forte vendaval atingiu a cidade e fez com que a estrutura da 12ª edição da Feira do Peixe desabasse. O evento que teve abertura poucas horas antes do incidente foi cancelado pela prefeitura. “A feira foi cancelada. Não tem mais clima e estrutura para uma feira. A parte externa ficou toda destruída e também por essa tragédia não existe mais clima para seguir com a feira desse ano. Estava tudo preparado para uma grande feira e, infelizmente, aconteceu isso”, explica Megat.
No restante do município, que abriga cerca de 3 mil habitantes, não houve danos significativos em residências e comércios. Ainda não há por parte da prefeitura de Taquaruçu do Sul uma estimativa de prejuízo em decorrência do vendaval.
Outras três cidades também registraram prejuízos
O Governo do Rio Grande do Sul, através da Defesa Civil, informou que, além de Taquaruçu do Sul, outras três cidades registraram prejuízos. Em Lagoa Vermelha, além de residências, o hospital municipal também registrou destelhamento. Municípios como Iraí, Nonoai e Vacaria contabilizam dezenas de casas destelhadas em decorrência do vendaval. Todas as famílias atingidas já receberam assistência da Defesa Civil.