Boqueirão do Leão decretará emergência por danos de temporal de granizo

O município de Boqueirão do Leão, na região central, vai emitir decreto de situação de emergência, após graves danos causados por temporal de granizo na segunda-feira. Levantamento preliminar da Defesa Civil, Secretaria da Agricultura e Emater apontou que houve prejuízos em 72 casas, uma escola, 132 fornos de tabaco e grande número de galpões.
Diante da previsão de mais chuva, a Defesa Civil fez a distribuição de lonas para a cobertura provisória das residências. Além do material em estoque, o órgão teve que fazer novas compras do material. Diante dos dados, o prefeito Paulo Joel Ferreira (MDB) irá assinar o decreto. O município irá ajudar na reconstrução dos telhados das famílias mais carentes e tentará obter apoio do governo federal para amenizar as perdas na agricultura.
Um temporal com granizo causou R$ 1.804.244,00 de prejuízo. O coordenador da Defesa Civil no município, Leandro Peterson, informou que os moradores relataram que até hoje não viram fenômeno semelhante, pois a queda das pedras começou por volta das 16hs e durou 30 minutos, com a formação de mais de um palmo de gelo no solo. Três horas depois ainda havia densas camadas em diversas lavouras.
A região Centro-Serra também foi atingida por granizo. O temporal de pouco mais de um minuto foi suficiente para assustar os moradores de Arroio do Tigre quem transitavam pelas ruas da cidade. Houve também queda de pedras de gelo em outros pontos isolados da região, como na localidade de Linha Caramuru, interior de Ibarama. Já em Segredo, as pedras danificaram lavouras de soja, galpões e telhados de algumas residências. A localidade de Serrinha Alta foi a mais atingida.