Polícia Federal investiga denúncias de irregularidades no Fundo Postalis

A Polícia Federal (PF) informou hoje que vai iniciar investigações com o objetivo de “esclarecer a suposta atuação de uma organização criminosa especializada no desvio de recursos previdenciários do Fundo Postalis” – o Instituto de Seguridade Social dos Correios e Telégrafos. Em nota, a PF detalhou que as ações, no âmbito da Operação Pausare, serão feitas ao longo das próximas 48 horas em São Paulo, no Rio de Janeiro, Distrito Federal e em Alagoas.
Ainda segundo a nota, a operação foi deflagrada depois que o Ministério Público Federal encaminhou à PF auditorias de órgãos de controle que identificaram indícios de “má gestão, irregularidades e impropriedades” na aplicação dos recursos do Postalis, o que resultou em um déficit de aproximadamente R$ 6 bilhões do fundo.
Ao todo, 62 equipes policiais cumprem aproximadamente 100 mandados judiciais em quatro unidades da Federação: 40 equipes atuando no Rio de Janeiro, sendo três no interior do estado, dez no Distrito Federal, 11 em São Paulo e uma equipe em Alagoas.
Entre os alvos das medidas judiciais, empresas, pessoas físicas – incluindo empresários, suspeitos de terem articulado com gestores do fundo de pensão – e dirigentes de uma instituição financeira internacional. A nota da PF confirmou que dentro desse grupo há empresas com títulos em bolsas de valores e instituições de avaliação de risco.
O nome da operação se refere ao infinitivo presente do verbo latino pauso – pausare -, palavra empregada com o sentido de aposentadoria.