Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Wine Locals promove live painting do Pipa Parade 2026 no DC Navegantes

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Live-Panting-Pipa-Parade_POA-1.jpeg

Para marcar a contagem regressiva para o Pipa Parade 2026, a Wine Locals realiza, até o dia 12 de dezembro, um live painting em um ateliê coletivo no DC Navegantes, em Porto Alegre. O espaço funciona diariamente das 9h às 18h, permitindo ao público acompanhar de perto a criação das obras que farão parte da terceira edição da maior exposição de arte a céu aberto do Sul do Brasil.

Durante cinco dias, oito artistas estarão no local trabalhando em suas barricas, cada um trazendo sua identidade estética ao conceito “A Uva Sentida”, tema do Pipa Parade 2026, que explora a sensorialidade, as emoções e a diversidade de expressões ligadas ao universo do vinho. Os artistas que participarão da ação são: Ana Alice, Caru Brandi, Du Ribeiro, Erick Peres, Henrique Fagundes, Michel Au Hasard, Tatiana Sperhacke e Wagner Mello.

A ação integra a agenda de ativações que antecedem o Pipa Parade 2026 e busca aproximar o público do processo criativo que, no próximo ano, estará espalhado por 18 cidades do Rio Grande do Sul, fortalecendo a vindima gaúcha com muita arte, cultura e enoturismo. São elas: Ametista do Sul, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Canela, Caxias do Sul, Dom Pedrito, Encruzilhada do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Monte Belo do Sul, Pelotas, Pinto Bandeira, São João do Polêsine – Quarta Colônia, Santana do Livramento, São Francisco de Paula e Vacaria.

As obras finalizadas serão integradas ao circuito oficial do Pipa Parade 2026, que é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio da Lei Rouanet. O live panting de Porto Alegre conta com o apoio do DC Navegantes. Mais informações sobre o Pipa Parade estão disponíveis em www.pipaparade.com.br.

Últimas Notícias