
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (29) que o espaço aéreo da Venezuela está fechado. O anúncio foi feito por rede social, direcionada a apoiadores.
“A todas as companhias aéreas, pilotos, traficantes de drogas e traficantes de pessoas, por favor, considerem o espaço aéreo acima e ao redor da Venezuela como totalmente fechado”, afirmou Trump.
A divulgação sucede promessas do republicano em aumentar a restrições à Venezuela, por suspeita de narcotráfico. A promessa voltou a ser frisada por Trump em uma ligação a militares na última quinta. Na ocasião, Trump disse que as ações começariam “muito em breve”.
Os Estados Unidos também têm aumentado a presença militar no Caribe e no Pacífico, com a justificativa de combate ao tráfico de drogas.
Informações do jornal The New York Times afirmam que Trump chegou a conversar com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no último fim de semana.
A conversa veio após Trump dizer que poderia iniciar ataques por terra contra a Venezuela, e foi voltada para possibilidade de um encontro entre os dois, mas nenhuma reunião chegou a ser marcada.
Do outro lado, Maduro afirmou estar preparado para enfrentar qualquer ameaça, o que elevou ainda mais a tensão entre os países.
Fonte: R7