Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Terceira edição da Electric Move Brasil receberá a Jornada da Sustentabilidade

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Eletric-Move-2025-Credito-Ivan-Carlos-Pereira-scaled.jpg

A 3ª Electric Move – Feira de Mobilidade Elétrica, Descarbonização e Transição Energética, que será promovida pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (SIMECS) de 6 a 8 de novembro, no Parque de Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul, contará na programação com o evento Jornada da Sustentabilidade. Será realizado pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), no âmbito dos Projetos Empreender e AL-Invest Verde, por meio da Microempa, que reúne mais de três mil micro e pequenas empresas gaúchas. Será uma oportunidade para entender a sustentabilidade como uma estratégica fundamental ao desenvolvimento dos negócios e promover a valorização de boas práticas e o intercâmbio de experiências entre empresários participantes do Empreender.

A Jornada da Sustentabilidade vai ocorrer no dia 8, último dia de feira, e incluirá duas palestras e Roda de Conversa com a participação de empresas que contarão suas histórias. A primeira será uma palestra técnica, realizada com o apoio dos Projetos Empreender e AL-Invest Verde. O tema, “Jornada da Sustentabilidade: como gerar impacto positivo e valor para o seu negócio”, será apresentado às 9h30 pela doutora em engenharia ambiental e especialista em ESG e Gestão de Negócios Joice Pinho Maciel, que é sócia-fundadora da Apoena Socioambiental e da Awty Guardião dos Rios.

A partir das 11h, haverá o Painel Microempa, dividido em dois momentos. O primeiro  será o “Sustentabilidade na prática: do custo ao valor estratégico”, a cargo de Jenice Ferreira dos Santos, engenheira ambiental e de segurança do trabalho, especialista em SGA e com MBA em Treinamento Corporativo, Mentoria Executiva e Consultoria Empresarial. Ela é fundadora da Khiaro Consultoria Ambiental Ltda. A ideia com as palestras é mostrar que sustentabilidade diz respeito a processos, tem ligação com a eficiência operacional das empresas e com a saúde financeira do negócio.

Às 11h30, o público poderá participar da Roda de Conversa e ouvir depoimentos e exemplos práticos de quem transformou seu negócio com ações em sustentabilidade, com destaque para as ações realizadas no âmbito do Projeto Empreender. Será possível entender melhor sobre gestão, uso de energia solar, inventário de carbono e outros exemplos simples que fazem diferença e podem também ser mensurados: redução de desperdício, economia com manutenção e treinamento de equipe.

A Electric Move inclui nesta edição além da Jornada de Sustentabilidade o Simpósio SAE BRASIL de Mobilidade Urbana, espaços de negócios e outras agendas, exposição de produtos e tecnologias voltados a fornecedores, a indústrias e a outras organizações do setor.arque da Festa da Uva.

Últimas Notícias