
Um forte temporal atingiu Passo Fundo na noite deste sábado e causou diversos danos. Os ventos ocorreram por volta das 19h. Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e secretarias municipais ao longo da noite e da madrugada. Os bairros mais atingidos foram o Nenê Graeff, Leão XIII, Integração, Operaria, Boqueirão, Vera Cruz e na Roselândia. Diversas árvores caíram.
Conforme o coordenador da Proteção e Defesa Civil do município, Fernando Bicca, as equipes seguem mobilizadas para dar suporte à população e restabelecer a normalidade. “Foi uma ocorrência de grande impacto, com muitos pontos simultâneos de atendimento. Nossas equipes trabalharam desde o início para garantir a segurança das pessoas, com distribuição de lonas, desobstrução de vias e monitoramento das áreas de risco. Seguimos em alerta e atendendo as demandas que ainda chegam”, destacou.
De acordo com o levantamento parcial, divulgado por volta das 10h deste domingo, aproximadamente 134 residências foram destelhadas. Ao todo, 536 pessoas foram afetadas diretamente, com registro de uma pessoa desalojada e uma casa interditada.
As equipes atuaram intensamente no atendimento à população. A Defesa Civil realizou 56 atendimentos domiciliares e distribuiu cerca de 1.680 metros de lona. Já o Corpo de Bombeiros Militar efetuou a entrega de 7,2 mil metros de lona, além de contabilizar 70 retiradas diretamente no quartel. No total, mais de 8 mil metros quadrados de material foram destinados às famílias atingidas.
O temporal também causou a queda de árvores em diversos pontos da cidade, bloqueando vias e provocando o rompimento de cabos de energia elétrica. Foram registrados ao menos 42 atendimentos relacionados à remoção de árvores e situações envolvendo fios caídos.
A Prefeitura, por meio de suas secretarias, continua atuando na liberação de vias e na retirada de árvores e entulhos. A orientação é para que a população redobre os cuidados, especialmente em locais com fiação elétrica exposta. A Defesa Civil alerta que, em caso de fios rompidos ou risco de choque elétrico, as pessoas não se aproximem e acionem imediatamente os órgãos responsáveis. Situações de emergência podem ser comunicadas pelos telefones 153 e (54) 99194-0449. Uma reunião está marcada para o final da manhã deste domingo para a conclusão do levantamento dos dados.
Em Uruguaiana, choveu 10 milímetros neste sábado, mas os ventos chegaram a 85km/h, o que causou a queda de várias árvores e de três postes de energia. Com isto, em torno de seis mil pessoas ficaram sem energia elétrica. Há informações que uma garagem localizada na União das Vilas teria sido destelhada.
Fonte: Angélica Silveira / Correio do Povo