Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Tchê Gourmet comemora 10 anos com novidades no cardápio

A Tchê Gourmet, referência no mercado de comidas ultracongeladas em Porto Alegre e região metropolitana, está completando 10 anos de história e aproveita a data para apresentar novidades no cardápio. Criada pela empreendedora Thayrine Knoll com o propósito de unir sabor, praticidade e afeto, a marca se destaca por oferecer refeições caseiras que remetem à memória afetiva, com ingredientes frescos e temperos naturais – muitos deles cultivados na própria horta da empresa.

Com o slogan “Amor em forma de comida!”, a Tchê Gourmet se consolidou como uma alternativa prática e saborosa para o dia a dia das famílias, aliando conveniência à preservação do sabor e dos nutrientes por meio da técnica de ultracongelamento. Atualmente, o cardápio da marca conta com cerca de 78 itens, incluindo opções caseiras, fit, low carb, vegetarianas, doces sem açúcar, salgados, cafés, sucos e muito mais.

Entre as novidades lançadas em comemoração a primeira década da Tchê Gourmet estão dez novos pratos caseiros, pensados para agradar aos amantes da boa comida. Entre eles, destacam-se o Arroz com Galinha, Legumes e Feijão; o Peixe à Milanesa ao Molho de Nata com Legumes e Arroz Branco; o Escondidinho de Batata Inglesa com Carne Moída; e o Filé de Frango à Milanesa ao Molho de Queijo com Arroz Branco. Já as opções Panqueca com Carne Moída, Polenta com Carne Moída, Sobrecoxa ao Molho, Almôndegas, Carne de Panela com Purê de Batata e Iscas de Frango com Purê de Batata são acompanhadas de Arroz e Feijão, mantendo o sabor tradicional da comida caseira.

Outra novidade importante é o aumento da gramagem das porções principais, que passam de 350 para 400 gramas, oferecendo ainda mais sustância e praticidade para o dia a dia dos clientes.

Na linha Fit, o novo Escondidinho de Batata Doce com Frango desfiado ganha destaque. Já a linha Low Carb será enxugada e passará a contar com cinco opções, incluindo a novidade Filé de Frango grelhado à Parmegiana com Legumes.

Para o público vegetariano, duas novas opções entram em cena: Yakisoba de legumes e Escondidinho de Moranga com Legumes. Os Cremes também ganham reforço com a chegada do Creme de Batata com Bacon, uma ótima pedida para o inverno. As Quiches, por sua vez, passam a ser versões tradicionais (não mais low carb), com os sabores de Brócolis, Alho-poró com Bacon e Frango com Requeijão.

“Essas novidades refletem o que ouvimos diariamente dos nossos clientes ao longo desses 10 anos. Queremos continuar sendo presença na rotina das famílias, oferecendo pratos ainda mais variados, equilibrados e com aquele sabor caseiro que é a alma da Tchê. Nosso cardápio evolui, mas o compromisso com o amor em forma de comida permanece o mesmo”, revela Thayrine Knoll, fundadora da Tchê Gourmet.

Últimas Notícias