Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Robert Plant virá a Porto Alegre para show em maio de 2026

Robert Plant, vocalista do Led ZeppelinFoto : Tom Oldham / Divulgação

Robert Plant, uma das figuras mais influentes do mundo da música, virá ao Brasil em 2026. O cantor, que é uma das atrações confirmadas do C6 Fest em São Paulo, vai fazer um show em Porto Alegre. Ele estará no palco do Auditório Araújo Vianna, no dia 19 de maio, com a turnê “Rugido de Outono”, concebida a partir do recente “Saving Grace with Suzi Dian” (2025).

O projeto “Saving Grace” nasceu de forma despretensiosa pouco antes da pandemia, quando Plant começou a explorar com mais liberdade um repertório íntimo e pouco conhecido, guiado por influências do folk, do blues, do gospel e do country. Através desse caminho, o cantor criou um show acústico que ressignifica tanto canções próprias quanto composições de artistas que serviram de inspiração ao longo da sua carreira.

O repertório da apresentação vai incluir desde canções tradicionais, como “The Soul of a Man” (Blind Willie Johnson), até pérolas menos óbvias, como a épica “Everybody’s Song” (Low) e a pastoral “It’s A Beautiful Day Today” (Moby Grape). Plant revisitará ainda clássicos do Led Zeppelin – “Four Sticks”, “Friends” e “The Rain Song” – não como exercícios de nostalgia, mas para examiná-las à luz de outra estética. Ele próprio descreveu o projeto como “um arquivo afetivo”.

SERVIÇO:

SHOW DE ROBERT PLANT

Onde: Auditório Araújo Vianna (Avenida Osvaldo Aranha, 685), Porto Alegre

Quando: 19 de maio, terça-feira, às 21h

Abertura da casa: 19h30min

Classificação: 16 anos

Os ingressos já estão à venda pela plataforma Sympla.

Últimas Notícias