
O governo do Rio Grande do Sul lançou nesta quarta-feira a programação oficial dos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis, marco histórico que relembra a chegada dos primeiros jesuítas à região, em maio de 1626. Ao todo, estão previstos mais de 100 eventos ao longo de 2026, envolvendo arte, música, turismo, ciência e história, com atividades concentradas não só na região das Missões, mas também em outras cidades do estado. Para apoiar a realização dos eventos em 24 municípios, a Secretaria da Cultura investiu 300 mil reais, impactando diretamente 300 mil pessoas com a viabilização de seminários, exposições, mostras, festivais, recitais e publicações literárias.
Conforme o titular da pasta, Eduardo Loureiro, a expectativa do governo é de que a programação ajude a fortalecer o turismo cultural e atraia visitantes de todo o Brasil e do exterior.
“Temos muitos atrativos já existentes aqui, que são muito visitados, especialmente lá na região das Missões, como é o caso das ruínas de São Miguel das Missões, que é um patrimônio histórico e cultural da humanidade. Esses eventos vão servir para engajar muitas pessoas e fazer com que venham cada vez mais para cá e tenham consciência da importância dessa história e possam visitar o nosso estado a partir desses atrativos”, afirmou Loureiro.
As atrações começam amanhã com a Mostra do Cinema Missioneiro. As exibições acontecem na Cinemateca Paulo Amorim, localizada na Casa de Cultura Mário Quintana, no Centro Histórico de Porto Alegre.
Fonte: Jeandro Michael / Rádio Guaíba