
Pesquisa realizada pela Brasmarket aponta para um possível cenário de polarização na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul em 2026. De acordo com o levantamento, o deputado federal Luciano Zucco (PL) lidera as intenções de voto com o apoio de 29,3% do eleitorado. Presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), o petista Edegar Pretto aparece na sequência com 17%. Atrás deles, Juliana Brizola (PDT) e Gabriel Souza aparecem como terceira via ao contabilizar 11% e 6% dos votos, respectivamente.
Confira a pesquisa estimulada para governador:
- Luciano Zucco (PL) – 29,3%
- Edegar Pretto (PT) – 17%
- Juliana Brizola (PDT) – 11%
- Gabriel Souza (MDB) – 6%
- Covatti Filho (PP) – 3%
- Marcelo Maranata (PSDB) – 1,5%
- Ernani Polo (PP) – 0,8%
- Não sabe/Sem resposta – 25,8%
- Branco/Nulo – 5,6%
Na corrida pelas duas cadeiras do Senado Federal, Marcel Van Hatem (Novo) e Eduardo Leite (PSD) se revezam na liderança. O primeiro voto destaca o parlamentar, que contabilizou 27,2% na pesquisa. Mas, o atual governador figura logo atrás com 24% das intenções. Já no segundo voto, os papéis se invertem: Leite toma a frente (22%) e Van Hattem cai (20,6%). Recentemente filiada ao PSol, Manuela D’Ávila aparece como terceira opção tanto no primeiro quanto no segundo voto (11% e 8,5%).
Confira a pesquisa estimulada para senador (1° voto):
- Van Hattem (Novo) – 27,2%
- Eduardo Leite (PSD) – 24%
- Manuela D’Ávila (PSol) – 11%
- Sanderson (PL) – 8,6%
- Paulo Pimenta (PT) – 5%
- Não sabe/Sem resposta – 18%
- Branco/Nulo – 6,2%
Confira a pesquisa estimulada para senador (2° voto):
- Eduardo Leite (PSD) – 22%
- Van Hattem (Novo) – 20,6%
- Manuela D’Ávila (PSol) – 8,5%
- Paulo Pimenta (PT) – 8%
- Sanderson (PL) – 8%
- Não sabe/Sem resposta – 24%
- Branco/Nulo – 8,9%
Método
A Brasmarket entrevistou 1.800 pessoas entre os dias 26, 27 e 29 de dezembro. Segundo o instituto, a margem de erro é de 2,3 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%. Os participantes da pesquisa foram selecionados mediante cotas proporcionais às variáveis gênero, faixa etária, escolaridade e renda familiar. Os dados foram coletados em 99 municípios do Rio Grande do Sul. As cidades em questão foram escolhidas em sorteio pelo método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho).
Fonte: Correio do Povo