
A reunião desta quinta-feira (16) entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado americano, Marco Rubio, está marcada para as 14h (15h, no horário de Brasília). O encontro presencial será na Casa Branca, em Washington, nos EUA, onde o chanceler brasileiro está desde o início desta semana.
A reunião, segundo o governo dos Estados Unidos, será fechada à imprensa. O encontro foi acrtado entre os dois durante telefonema na quinta (9) passada.
Eles devem discutir o tarifaço de 50% imposto pelo presidente americano, Donald Trump, a produtos brasileiros e sanções impostas pela gestão republicana a autoridades do Brasil, como o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.
A reunião entre Vieira e Rubio antecede um eventual “cara a cara” entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Uma das possibilidades do encontro presencial é durante a 47ª Cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático), na Malásia.
Trump e Lula devem participar do evento, em Kuala Lumpur. A previsão é que o brasileiro esteja no país asiático entre 24 e 28 de outubro.
O petista e o republicano conversaram por telefone, por cerca de 30 minutos, na segunda-feira (6) da semana passada.
A ligação ocorreu depois da “química” entre os dois durante breve encontro na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, em 23 de setembro.
Após o esbarrão, Trump afirmou que ele e o petista tiveram uma “química excelente”.
Além de conduzir à reunião entre Vieira e Rubio desta quinta, o breve encontro na ONU e a conversa telefônica apaziguaram o cenário diplomático entre os dois países.
‘Pintou indústria petroquímica’
Nessa quarta (15), em evento no Rio de Janeiro (RJ), Lula voltou a comentar a breve interação com Trump na ONU. Segundo o petista, não teria tido uma “química”, conforme dito pelo americano, mas, sim, “pintado uma indústria petroquímica”.
“No dia que telefonei para o Trump, a gente tava de mal, mas fui falar com ele. Rolou uma química na ONU, de 29 segundos. Ele me ligou e eu disse: ‘Presidente, eu queria estabelecer uma conversa sem liturgia. Estou fazendo 80 anos hoje, você vai fazer 80 anos dia 14 de junho, significa que sou oito meses mais velho que você’”, disse Lula.
“Aí, comecei a falar o que achava que deveria ter falado. Então, não pintou química. Pintou uma indústria petroquímica”, brincou o presidente.
Fonte: R7